História de Cabo Verde

As ilhas de Cabo Verde eram desertas quando o genovês António Noli e o português Diogo Gomes, ao serviço da Coroa portuguesa, descobriram as cinco primeiras ilhas, em 1460. Diogo Afonso, em 1462, descobriu as restantes ilhas.

A primeira ilha a ser colonizada foi Santiago. Com a expansão das rotas comerciais do comércio de escravos, as ilhas de Cabo Verde conquistaram um importante papel como entreposto comercial esclavagista, devido à sua localização privilegiada.

Mais tarde, já no século XIX, as excepcionais condições da Baía do Mindelo, transformaram-na numa das mais movimentadas placas giratórias do comércio transatlântico mundial, conferindo-lhe o cunho cosmopolita que ainda hoje esta cidade tem. Já na segunda metade do séc. XX, o elevado grau educacional e cultural das elites cabo-verdianas, fez com que ocupassem posições destacadas na cúpula do PAIGC (partido que chefiou a luta de libertação de Cabo Verde e da Guiné-Bissau) até à independência do território, que foi alcançada a 5 de Julho de 1975. A 13 de Janeiro de 1991, o sistema multipartidário foi institucionalizado no país.

Cabo Verde

Origem: Wikipédia
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com